Author: V4 Company

  • Como Falar em uma Palestra | Saiba mais | V4Company

    Como Falar em uma Palestra | Saiba mais | V4Company

    Como Falar BEM em uma Palestra | Saiba mais | V4Company

    Qual imagem você quer passar para o seu público? Em uma palestra, é necessário ter uma postura convincente e falar de forma objetiva, afinal, você precisa transmitir ao público a segurança de que você realmente sabe do que está falando.

    Em primeiro lugar, não perca tempo falando só de si mesmo em uma palestra, o público quer escutar algo que traga benefícios, então, é necessário entrar direto no assunto de forma a focar totalmente no conteúdo.

    Nesse meio tempo, caso você vá falar de si na palestra, é necessário que exista um espelhamento e um ponto em comum com o conteúdo que você quer passar, de forma que o público consiga se enxergar no seu lugar.

    Nesse sentido, antes de criar a sua palestra é preciso perguntar a si mesmo sobre qual assunto você irá falar e o que você quer que as pessoas aprendam, qual o verdadeiro objetivo por trás da sua apresentação. O público só acredita no palestrante quando nota o verdadeiro propósito.

    Do mesmo modo, não tente falar em uma palestra de si mesmo para tentar se validar como autoridade. No momento em que colocamos o Ego em primeira pessoa passamos uma péssima impressão ao público.

    Enfim, faça com que sua palestra retrate o verdadeiro conteúdo e o que você quer ensinar, dessa forma, você criará uma autoridade natural, sem precisar se auto promover. Dessa forma, evite falar somente do que você conquistou durante a palestra, foque em COMO você conseguiu.

    Se identificou com o conteúdo e quer saber a melhor maneira de falar em uma palestra? Então, assista esse vídeo onde o comunicador, Ivan Moré, explica mais sobre o assunto.

    Então, assista também:

    Leia mais:

    Quer receber uma mentoria exclusiva com o fundador da V4 Company, Dener Lippert, e com os especialistas em growth Guilherme e João Vítor? Então acesse v4company.com/podcast e saiba mais.

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  • Se transforme em um Cientista do Marketing | Saiba Mais | V4 Company

    Se transforme em um Cientista do Marketing | Saiba Mais | V4 Company

    Torne-se Cientista do Marketing | Saiba Mais | V4 Company

    Quer transformar a sua carreira? Conheça então o melhor e mais completo curso de Marketing Digital do Brasil, o Cientista do Marketing. 

    O que é o Cientista do Marketing?

    Primeiramente, Cientista do Marketing é quem busca gerar resultados positivos a um mercado no qual está inserido. Através do conhecimento teórico, a observação e a técnica de diversas áreas que possam agregar na sua busca.

    O que faz o Cientista do Marketing?

    Então, o Cientista é responsável por unir diversos conhecimentos, focando na geração de resultados.

    Então, quais são os conhecimentos que um excelente Cientista deve sempre levar em consideração?

    Neuromarketing e Economia Comportamental: É preciso entender como a mente humana funciona e o que leva a tomada de decisões.

    Fundamentos de Negócios: Para ser um profissional com visão ampla e global de mercado, pronto para solucionar problemas externos que afetam o marketing, de forma mais inteligente.

    Planejamento: Entender sobre planejamento é extremamente importante, afinal, contribui no momento de avaliar e manejar expectativas quanto aos resultados. É importante também saber implementar prazos e metas condizentes com a realidade.

    Big Data: Saber lidar com enormes quantidades e variedades de dados é essencial para medir resultados. Dessa forma, a análise desses dados permite aumentar a produtividade e reduzir custos.

    Tráfego, Engajamento, Conversão e Retenção: Método desenvolvido pela V4Company no qual permite o desenvolvimento de um processo cíclico de vendas com diminuição de custos e aumento de faturamento.

    Tecnologia: Estar atento ao desenvolvimento de tecnologias é crucial para um bom Cientista do Marketing, dessa forma, sempre se mantendo na vanguarda do mercado.

    Estratégias: Dominar estratégias de marketing faz do Cientista uma peça indispensável, pois dá a ele o poder estratégico de gerar ótimos resultados.

    Se identificou com o conteúdo? Então, esse conhecimento está reunido em um único local que você também pode acessar, o Curso Cientista do Marketing.

    Você irá se tornar um(a) Cientista do Marketing extremamente qualificado(a), ou seja, pronto para implementar no seu negócio ou para oferecer serviços de marketing que realmente geram resultados. 

    FAQ

    Como faço para me tornar um Cientista?

    A V4Company possui um curso que já formou mais de MIL Cientistas do Marketing, saiba mais.

    Por onde começo para me tornar um Cientista do Marketing? 

    No curso Cientista do Marketing da V4Company você aprenderá tudo o que precisa para se tornar um Cientista de forma cronológica e organizada.

    Quais os serviços que posso prestar?

    Como Cientista formado pela V4Company você estará capacitado para oferecer serviços completos que realmente geram resultados nas vendas dos seus clientes, através de processos de venda pela internet ou implementando na sua empresa os mesmos processos.

    Quanto posso cobrar como Cientista do Marketing?

    Como Cientista do Marketing você poderá cobrar pelos seus serviços baseado na complexidade de cada projeto, podendo começar por projetos menores em torno de R$1.000,00 até projetos maiores que irá necessitar de uma possível equipe de Cientistas.

    Quem contrata os serviços?

    Você irá prestar serviços para empresas que buscam crescer usando processos de venda através da internet.

    O que posso esperar ao final do Cientista do Marketing?

    Em síntese, ao finalizar o curso Cientista do Marketing você estará apto a desenvolver atividades, ou seja, será detentor de múltiplos conhecimentos já testados e comprovados, dando autonomia para se tornar um profissional estratégico e fundamental do mercado.

    Possuo zero conhecimento na área do Marketing, devo fazer mesmo assim?

    O curso Cientista do Marketing possui mais de 250 aulas que irão conduzir você do absoluto zero até torná-lo capaz de criar estratégias de marketing que gerarão resultados reais.

    Como funcionam as aulas?

    Com mais de 30 módulos e mais de 250 aulas, o curso Cientista do Marketing é focado em entregar conteúdos de fácil absorção, assim, utilizando uma metodologia desenvolvida pela V4Company.

    Estudos apontam que para a melhor absorção de conteúdo na internet, o tempo deve ser o menor possível sem pecar na qualidade do conteúdo. Então, nossas aulas são dinâmicas e direto ao ponto, além de conter gravações de Podcasts, PDF e outros formatos.

    Com quem irei aprender?

    Você irá aprender com os principais sócios da V4Company, conforme especialidade de cada um, sendo as principais aulas ministradas pelo CEO Dener Lippert. Assim como, entrevistas exclusivas com grandes players do mercado e pesquisadores renomados como Robert Cialdini, professor da Universidade do Estado do Arizona e escritor de Best Sellers como “As Armas da Persuasão”.

    Então, se quiser conhecer mais sobre o curso cientista do marketing, clique no link.

  • Qual a grande diferença entre a ambição e a ganância? | Saiba Mais

    Qual a grande diferença entre a ambição e a ganância? | Saiba Mais

    Ambição e ganância: Qual a diferença? | Saiba Mais

    Empresários são gananciosos? Qual o limite onde a ambição passa a se tornar ganância? Muitas pessoas acreditam que ambição e ganância possuem o mesmo significado, entretanto, há uma diferença que pode fazer você perder ou ganhar muito dinheiro.

    Primeiramente, a ambição é uma atitude positiva, que impulsiona para a ação e para a saída da zona de conforto. É uma forma de superar as limitações e criar valor, de forma que ajuda as pessoas a fazerem dinheiro da forma correta.

    Em contrapartida, a ganancia é a ânsia por conquistar poder e dinheiro de forma fácil, podendo levar as pessoas a se corromperem, a manipular e a enganar. Se a pessoa for ambiciosa mas começar a não se importar com quem ela machuca nesse trajeto, então estará se corrompendo à ganância.

    Um empresário ambicioso vence porque é um investidor responsável, cujos rendimentos são saudáveis, que possui a compreensão que seus objetivos precisam ser estudados de forma a superar as limitações. Enquanto os gananciosos querem ganhar tudo de uma só vez, se arriscando pelo puro desejo de poder e geralmente perdendo tudo durante o trajeto.

    Enfim, se você quer ser um empresário de sucesso, saiba que a ambição é uma qualidade necessária, que ela irá garantir a disposição e a motivação para correr alguns riscos controlados. Entretanto, mantenha-se atento para não deixar-se elevar a um nível incontrolável de poder, em que a ganância já estará predominando.

    Quer saber mais? Então assista ao vídeo onde Jordan Belfort retrata sua experiência ao redor de pessoas gananciosas e com sede de poder.

  • Como adquirir uma comunicação eficaz | V4 Company

    Como adquirir uma comunicação eficaz | V4 Company

    Como ter uma Comunicação Eficaz | V4 Company

    Você sabia que a boa comunicação é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho? Saiba qual a importância de uma comunicação eficaz.

    Primeiramente, ter uma comunicação eficaz influencia muito no relacionamento, tanto com clientes quanto com seus colegas de trabalho. É necessário se preocupar em gerar conexão com as pessoas de forma recíproca, assim, sua mensagem chegará de forma muito mais assertiva.

    De acordo com estudos, apenas 7% da comunicação é falada. O restante é comunicação não-verbal, onde se passa valores de acordo com a maneira como a pessoa se veste, gestos, do corte de cabelo, entre outros.

    Aprender a se comunicar de forma eficaz e objetiva é essencial, afinal, influenciará no controle de sentimentos e na construção de relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

    Um benefício em exercer uma comunicação assertiva é poder gerar maior autoconfiança, pelo fato de que você aumenta seu conhecimento sobre quem você é e o valor que você tem a oferecer.

    Em síntese, não é fácil ter uma comunicação mais eficaz e nem acontecerá da noite para o dia. Porém, ajustando uma melhor conexão fará com que você passe o conteúdo de uma forma muito mais clara.

    Então, se identificou com o conteúdo? Veja agora esse papo que nosso CEO, Dener Lippert, teve com Ivan Moré sobre comunicação eficaz.

    Assista também:

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  • Bate-papo com Dennis Wang EX-VP do Nubank | ROI Hunters #58

    Bate-papo com Dennis Wang EX-VP do Nubank | ROI Hunters #58

    Entrevista com Dennis Wang EX-VP do Nubank | ROI Hunters #58

    Você possui dificuldades em gerir seu time? No ROI Hunters desta semana nossos hosts, Guilherme e Dener Lippert, entrevistaram Dennis Wang, ex vice-presidente de operações do Nubank, sobre qual a importância do gerenciamento de times para escalar um negócio.

    Primeiramente, Dennis Wang conta que escalar um negócio, como o Nubank, está extremamente atrelado ao crescimento do time. Nesse sentido, a melhor forma de crescer uma empresa é trazendo pessoas excelentes, afinal, não tem como crescer a empresa sem crescer as pessoas.

    Então, no processo de recrutamento é necessário ver quais competências você busca de forma que você foque em contratar pessoas das quais realmente precisa. O processo de contratação é uma ciência que exige muito estudo.

    Outro quesito que o ex-VP do Nubank aborda é o fato de existir dois perfis de gestores: o gestor de grandes times e o gestor que saiba criar grandes times. Dennis diz que são dois perfis diferentes: enquanto um é responsável pelo alinhamento entre as áreas, outro tem que montar a estrutura do zero, estudar o perfil do time, contratar as pessoas certas e promover quem for capacitado a gerir uma equipe.

    Uma dúvida que muitos gestores possuem é como contratar pessoas com expertises que o próprio gestor não domina. Dennis diz que o importante não é dominar exatamente o trabalho e as ferramentas que a pessoa utiliza, mas sim, saber gerir e garantir que está acontecendo esse trabalho.

    Dennis Wang diz que as empresas precisam ter cuidado em não promover uma pessoa só pelo fato dela ser melhor na função dela, ou seja, é necessário tornar gestor aquele que sabe lidar com as pessoas e também com a função.

    Nesse sentido, Dennis diz que muitos possuem dificuldade em sair da parte técnica e ir para a gestão. Porém, o gestor é responsável pelos resultados, então ele precisa entender que a melhor forma de atingir o resultado é através do time.

    Além disso, o ex-VP do Nubank diz que é preciso tentar alavancar e treinar as pessoas para o resultado ser melhor, dar autonomia e tentar tirar os bloqueios com os recursos que o time precisa para atingir. Caso os resultados não estejam ocorrendo, o gestor pode sim tomar a frente e garantir que o possível seja feito.

    “A grande dica é: você não vai ser mensurado pelo que faz, e sim pelo que seu time entrega.” – Dennis Wang

    Para mais dicas sobre gerenciamento de times, acompanhe o ROI Hunters dessa semana dando play no episódio abaixo!

    Escute também:

    V4 Company – Cientista do Marketing

    Quer saber como se tornar um verdadeiro profissional de Marketing?

    Aprenda com os melhores profissionais conceitos como:
    Fundamentos de negócios,
    Fundamentos de marketing,
    Como atender seus clientes,
    Como vender o seu serviço
    E diversos outros módulos que formam um verdadeiro cientista do Marketing.

    Não perca a chance de transformar sua carreira com o domínio destes conhecimentos

    Conheça a nossa formação em Marketing digital.

  • Gestor de Tráfego vs Gestor de Marketing | V4 Company

    Gestor de Tráfego vs Gestor de Marketing | V4 Company

    Gestor de Tráfego vs Gestor de Marketing: Qual a diferença? | V4 Company

    Você sabe a principal diferença entre o gestor de tráfego e gestor de marketing?

    O mundo do marketing está em constante evolução, a cada dia surgem novas técnicas e diferentes expertises. Portanto, é extremamente importante saber diferenciar o que cada profissão faz, de modo a tornar o processo de evolução muito mais claro.

    Primeiramente, há uma dúvida recorrente sobre a diferença entre gestor de tráfego e gestor de marketing. O gestor de tráfego possui o trabalho estrategicamente pensado para alavancar as vendas do negócio, com a função de criar e gerenciar engajamentos voltados ao marketing, com foco principalmente em Facebook Ads e Google Ads.

    Nesse sentido, o gestor de marketing é responsável por todo planejamento, objetivos, indicadores, processos e metodologias que entram em cena para organizar a área do marketing e trazer mais resultados para o negócio.

    Em outras palavras, o gestor de tráfego é focado em sua expertise enquanto o gestor de marketing é responsável por diversas áreas do ambiente digital.

    Com tantas atividades em uma só área, é necessário organizar e alinhar todas as atividades e as pessoas envolvidas, para que tenham o melhor desempenho no mercado e ajudem a empresa a alcançar seus objetivos.

    Quer saber a opinião do gestor de tráfego Pedro Sobral sobre esse assunto? Confira o vídeo!

    Assista também:

  • Uma sociedade 50/50 é comunismo? | Entenda mais | V4 Company

    Uma sociedade 50/50 é comunismo? | Entenda mais | V4 Company

    Sociedade 50/50 é comunismo? | Entenda mais | V4 Company

    Quais problemas podem existir em uma sociedade dividida entre dois sócios? Entenda mais sobre a sociedade 50/50.

    Primeiramente, na sociedade igualitária 50/50 ninguém manda no negócio pelo fato de nenhum dos sócios ter maioria, de modo que todas as questões dependem de consenso. Na divisão 50/50 o capital social é igual e rigorosamente dividido na razão de cinquenta por cento para cada um dos dois sócios, sendo ambos administradores.

    Então, você pode até ser Equity Partner, porém irá precisar de um administrador que irá “bater o martelo” quando os sócios não entrarem em um consenso. Ou seja, uma hora ou outra alguém não irá concordar com algum aspecto e esse administrador irá intervir antes de gerar maiores problemas.

    A sociedade 50/50 não possui um controle definido, assim, basta existirem divergências que esta estrutura se tornará o pior dos pesadelos para sócios e empregados.

    Enfim, se não existir uma “regra de jogo” combinada entre os sócios, a chance de ter um problema é 99%. É necessário ter uma definição de quem decide o que e em quais circunstâncias.

    Quer saber mais sobre sociedade 50/50? Então, assista o vídeo e entenda mais:

    V4Company – Marketing Digital
  • Contratação de Jovens Promissores| Looking AHEAD

    Contratação de Jovens Promissores| Looking AHEAD

    Contratação de Jovens Promissores | Looking AHEAD

    Você tem dúvidas na contratação de jovens para sua empresa?

    Em primeiro lugar, cada vez mais surgem oportunidades de emprego destinadas a jovens e muitas vezes com pouca experiência, fato que ainda gera muita polêmica. As características e valores estão sendo muito mais consideradas do que anos de trabalho em outras instituições.

    Sobretudo, um dos principais interesses pela contratação de jovens, é o fato de poder treinar o profissional desde o início, moldando-o com características e fundamentos que farão ele crescer dentro da empresa.

    Nesse sentido, os jovens possuem uma enorme capacidade de aprendizado, e também são adeptos às novas tecnologias, fato que atualmente conta muito no processo seletivo.

    Na V4 Company, um dos principais quesitos que é determinante para a aprovação do candidato é a prioridade dele em obter sucesso. Ou seja, candidatos que apresentam como prioridade esse quesito mostram maior controle em fazer o negócio dar certo.

    Além disso, jovens com o espírito de “fazer acontecer”, que tenham curiosidade de aprender e desenvolver novas características, também possuem quesitos muito bem-vindos.

    Enfim, a contratação de talentos promissores é uma boa estratégia para trazer ideias inovadoras. O foco na capacitação possibilita a organização de montar equipes com pessoas altamente qualificadas.

    Assista o vídeo para saber a opinião do CEO da V4Company, Dener Lippert, sobre contratação de jovens promissores:

  • As 10 KPIs que todo CEO precisa analisar

    As 10 KPIs que todo CEO precisa analisar

    10 KPIs que todo CEO deve analisar

    Você sabe nos responder neste exato momento se os esforços alocados na sua empresa todos os dias estão lhe trazendo resultados exponenciais? Mas sem achismo, nos trazendo números e indicadores que comprovam o crescimento do seu negócio.

    Em primeiro lugar, todos nós sabemos que fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais na posição de um CEO (Chief Executive Officer). Dezenas de responsabilidades sobre as pessoas, além de ter que garantir a escalabilidade do negócio.

    Nesse sentido, como garantir que você como CEO, esteja olhando para os números corretos?  De que forma estruturar indicadores essenciais para uma análise assertiva sobre os seus resultados?

    Para ajudar você a esclarecer todas estas questões, nosso CEO Dener Lippert, produziu uma série em seu instagram – @denerlippert – para mostrar quais são os principais KPIs que ele analisa constantemente, como gestor, para escalar a V4Company que somente no ano de 2020, cresceu mais de 280%.

    Quais são os 10 principais KPIs que todo CEO deve analisar?

    1. LTV/CAC>3

    LTV= Lifetime value (Valor do cliente ao longo do tempo de vida). Como calcular: ARPU*Margem de Contribuição=LTV.

    ARPU= Average revenue per user (Receita média que um usuário deixa ao longo da sua vida).

    Por exemplo: um cliente novo que nunca comprou na sua loja, compra em média 5x durante sua vida gastando R$300 reais cada vez que compra. Ele tem um ARPU de R$1.500 reais.

    Margem de Contribuição: Descontando todos os custos variáveis da venda como impostos, frete e comissão, quanto sobra para contribuir com os custos fixos? Essa é sua margem de contribuição. Vamos dizer que ela seja 40%

    Seguindo o exemplo acima seu LTV seria R$ 1500*40%= R$ 600

    O segundo indicador é o CAC (customer acquisition cost), quanto você gasta para adquirir um cliente. Vamos dizer que você fez uma campanha aqui no Instagram investindo R$1.000 reais e ela trouxe 10 clientes novos. Seu CAC foi R$100 reais nessa campanha.

    Sendo assim, seguindo o exemplo, o LTV/CAC aqui seria igual a 600/100=6.

    Conforme o calculo, isso quer dizer que a cada real investido retornaram 6 de margem.

    Em média buscamos sempre que esse ROI (Retorno sobre investimento) final fique na casa de 3. Quando o ROI baixa de 3, ficamos atentos. Quando aumenta investimos mais.

    Esse é um dos principais indicadores para o motor de crescimento da V4Company, que saiu da casa da mãe do nosso CEO Dener Lippert, na periferia, e hoje faz mais de R$30 milhões de ARR (Receita Recorrente anual).

    Dessa forma, essa fórmula indica que o valor de Lifetime Value dividido pelo Custo de Aquisição do Cliente idealmente deve ser maior que 3. Maior que 3 significa que o cálculo está bom e é possível investir mais. Menor que 3 é motivo para rever suas estratégias.

    2. Análise de Cohort:

    Um dos jeitos mais inteligentes de investir na aquisição de clientes é entender qual é o melhor cliente.

    Nesse sentido, o melhor cliente vai ser aquele que tem o melhor LTV/CAC (explicamos anteriormente), e você vai identificar isso através do cohort.

    Cohort é nada mais que um corte na sua base de clientes, uma seleção de acordo com afinidades que eles compartilham entre si. Um corte por mês de entrada, por canal, por sexo, por idade, por dispositivo e etc…

    Ainda assim, analisando isso você pode descobrir que mulheres de 35 anos + de Guarulhos retém muito mais, mesmo que com um CAC maior, por exemplo. Esse detalhe, no fim, faz com que elas sejam mais lucrativas do que homens da mesma região. Uma vez que você identifica essa informação analisando seu COHORT RETENTION você pode investir mais para adquirir esse corte.

    O efeito no longo prazo é um acúmulo maior de clientes satisfeitos e uma empresa mais lucrativa e eficiente.

    Em suma, esse é o segredo da retenção de clientes. Você deve analisar afinidades do seu grupo de clientes e criar um corte (cohort) entre eles que priorize essas afinidades. Com base nisso vai construir o remarketing específico e garantir o retorno desse grupo, ao invés de investir mais dinheiro na aquisição de novos clientes.

    3. MRR/GMV: 

    As maiores empresas do mundo hoje, sem exceção, são plataformas. Empresas que movimentam redes de pessoas conectadas por algum interesse em comum. Redes Sociais e Marketplaces são exemplos disso.

    A V4Company se tornou uma plataforma que forma pessoas que geram resultado e conecta com quem precisa, garantindo que essa relação funcione da melhor forma.

    O principal indicador financeiro de uma plataforma como essa no varejo é o GMV (Gross merchandise volume) que refere-se a quanto o Mercado Livre, por exemplo, movimenta. É diferente da sua receita. GMV é o valor total transacionado na plataforma que deixa uma taxa para ela.

    Nesse sentido, na V4Company fazemos o mesmo, analisando o volume total de receita que a nossa rede fatura. Por consequência, quanto mais esse valor cresce mais todos os stakeholders ficam felizes.

    Junto a isso acompanhamos nosso MRR (Monthly Recurring Revenue). Nosso produto é de natureza recorrente. Todos os clientes entram assinando um contrato de – teoricamente – longuíssimo prazo. Ter um negócio dessa natureza é ótimo, pois sabemos exatamente quanto vamos faturar nos próximos meses com base no volume de contratos que temos assinado.

    Mesmo que todos entrem para um relação de longo prazo, por diversos fatores, alguns desses contratos são cancelados. Natural. O ponto é monitorar o progresso desse MRR mês contra mês. Nesse ano nosso MRR/GMV cresceu 14,84% ao mês.

    4. Churn rate:

    Uma das melhores formas de crescer é retendo seus clientes.

    Ao passo que um dos principais KPIs para acompanhar isso é o Churn Rate, uma métrica que representa quantos % da sua base de clientes deixaram de comprar na cadência média ou cancelaram um contrato.

    A ideia óbvia é que esse número seja o menor possível. Na prática, ele nunca vai ser zero. Você pode inclusive buscar benchmark de churn por indústria na internet pra ver isso.

    Seja hoje, ou amanhã, o cliente sempre cai. Mais importante que acompanhar a evolução desse indicador é pegar todos os clientes que caíram e tentar fazer um dossiê com as causas e as soluções, para que esse problema não se repita mais.

    “Faça de todo problema uma melhoria no sistema. Essa é a minha filosofia para redução do Churn.” – Dener Lippert Fundador e CEO V4Company

    5. MHS: Must Have Score! 

    Avaliando os nossos KPIs você vai perceber que a retenção é mais importante que a aquisição. Nunca é uma em detrimento da outra, mas olhamos com mais atenção para a retenção.

    Uma das principais formas de reter é não só deixando o cliente satisfeito, mas sim dependente!

    O quão dependente você é da Apple? Do Google? Do Instagram? Ou até da Coca-Cola? Muito, né. Por isso elas têm uma grande retenção (LTV) e são muito lucrativas.

    Uma forma de medir esse nível de dependência é com a pesquisa de satisfação Must Have Score. A ideia é separar uma amostra estatisticamente representativa da sua base de clientes e perguntar:

    Como você se sentiria se meu serviço não existisse mais?

    Respostas:

    • (A) Muito decepcionado
    • (b) Pouco desapontado
    • (C) Nada desapontado (inútil)
    • (D) Já nem quero usar mais

    A referência ideal é que 40% das respostas sejam (A), um indício que seu produto/serviço tem um bom fit com o mercado. O restante que der outra resposta, vale monitorar para trazer eles para o nível da dependência.

    6. E-NPS: Employees Net Promote Score. 

    Taxa de satisfação do time interno. Tão importante quanto a satisfação dos clientes é a satisfação de quem constrói o negócio diariamente com você.

    Na métrica anterior falamos da satisfação do cliente que encontramos através de pesquisas recorrentes.

    Muitos podem ter ficado surpresos por não usarmos a mais popular, o NPS. Sim, não utilizamos para o cliente externo, mas para os nossos principais clientes nós aplicamos o NPS: nossos times internos.

    Não vamos entrar em detalhes da pesquisa NPS aqui, mas você pode conferir mais sobre clicando neste artigo aqui: Entenda o que é NPS (Net Promoter Score) e como implementar essa metodologia na sua empresa.

    A grande questão aqui é fazer essa pesquisa com foco no cliente interno. Não consideramos ninguém que trabalha na V4Company empregado, funcionário e etc… Consideramos todos investidores. Alocando o tempo deles em busca de upside de curto e longo prazo.

    Para saber se estamos não só objetivamente rentabilizando os investimentos, também fazemos essa pesquisa, para entender se subjetivamente eles estão satisfeitos.

    Se trabalhar com a V4Company for a melhor coisa da vida das pessoas, não tem como a empresa dar errado.

    7. Marketplace Balance: 

    Já comentamos nos KPIs anteriores sobre essas métricas que, um dos grandes fatores do sucesso da V4Company, é o fato de termos nos tornado uma plataforma.

    Boa parte das grandes empresas do mundo hoje são plataformas.

    Nosso trabalho, hoje, se resume a formar profissionais que geram resultados e conectar com quem precisa.

    Dentre esse modelo, nosso negócio de franquias se tornou um grande sucesso, sendo um dos grandes diferenciais a nossa força de vendas. O franqueado pode contar quase com 100% do seu crescimento oriundo da demanda gerada pela nossa matriz. Inclusive, garantimos clientes por contrato aos franqueados da V4Company.

    Uma plataforma só tem valor quando consegue equilibrar a demanda e a oferta. O comprador precisa encontrar o melhor vendedor, e o vendedor precisa vender sempre, para valer seu esforço dentro da plataforma.

    O desafio do gestor por trás desse modelo de negócio é grande. Não podemos ter mais oferta do que demanda e nem mais demanda do que oferta, até porque gerar demanda custa dinheiro, se eu gerar demanda que eu não tenho oferta para atender, vou ter prejuízo.

    Somos, por exemplo, marketplace de serviço, que é bem diferente do marketplace de produto. Mas ambos precisam equilibrar sua oferta e demanda.

    Todos os dias nossos escritórios crescem sua capacidade produtiva e alinhamos isso com nosso forecasting de vendas, para gerar demanda para suprir toda essa oferta.

    Não é simples mas é um dos principais fatores de sucesso de qualquer plataforma.

    8. Integração/onboard:

    Um dos principais fatores de sucesso de um negócio, inquestionavelmente, é sua capacidade de contratar e formar pessoas.

    Para isso, um dos 10 principais KPIs de um CEO está relacionado ao processo de onboard dos selecionados para integrar o time, tanto relativo à quantidade de pessoas, quanto à taxa de aprovação e ao NPS do próprio processo de entrada de uma nova pessoa ao time.

    Uma prática recente que adotamos foi realizar um NPS sobre o Onboard 6 meses depois da pessoa ter concluído o processo. A intenção é avaliar se os pontos abordados no processo de integração realmente foram úteis durante a jornada dela dentro da empresa.

    Junto a isso, esse ano criamos a área de People & Performance, liderada por um dos nossos principais sócios. Com certeza é uma das áreas mais importantes da empresa, já que nosso core são as pessoas.

    Questões que deixamos para você refletir sobre estes KPIs:

    • Você tem um processo de integração/Onboard/Kickoff das pessoas?
    • Esse processo é como um vestibular?
    • Você tem uma área destinada à performance das pessoas? (Esquece RH/DP)
    • Tudo isso é medido e melhorado constantemente?

    9. OKR: Objective Key Results. 

    Esta é a metodologia de gestão de metas criada na gestão lendária de Andy Groove na Intel.

    Vender está no nome da V4Company. Vender é resultado, ou seja, tudo na nossa organização tem que ser em prol de resultados seja no time de vendas ou no financeiro.

    Por isso as OKRs caíram bem como uma metodologia global de gestão por objetivos mensuráveis para todas as pessoas da organização.

    Existem várias discussões de como aplicar. Não usamos exatamente como manda o protocolo, criamos nossa própria interpretação para a V4Company.

    Uma das coisas contraditórias é que nós remuneramos sobre OKR. Inclusive, é a principal métrica para tornar-se sócio da V4Company.

    Todos os quarters melhoramos os KPIs. Em cada quarter evoluímos.

    A OKR se tornou uma forma de medir o trabalho de todos, assumindo que quem não mede não evolui. Então meça e melhore.

    10. EBITDA criativo: 

    Se você estuda o mínimo de gestão sabe muito bem o que é o EBITDA. Caso você não saiba ainda o que é, você pode acessar este artigo aqui: EBITDA: entenda o que é e como calcular esse indicador.

    O grande segredo sobre o olhar do nosso CEO para esse KPI é separar o nosso investimento de Growth/Crescimento do cálculo.

    A V4Company é uma empresa com foco pleno no crescimento. Resultado disso é 329,15% de crescimento acumulado em 2020.

    Se eu for analisar o EBITDA considerando nas despesas todo o investimento que eu faço para entregar esse crescimento, o resultado vai parecer péssimo. Então o que fazemos? Olha-se dois EBITDA, o certo, que considera todo o gasto de crescimento, e um sem esse gasto.

    A ideia é: “Okay, esse é o resultado com todo esse investimento de crescimento. Agora, se eu parar de investir para crescer, qual resultado eu teria e por quanto tempo, considerando churn?”

    Não podemos confirmar, mas acreditamos que todas as empresas de alto crescimento que não geram lucro no curto prazo fazem alguma análise semelhante a essa. Exemplo foi a Amazon, que por décadas tinha o compromisso de não dar lucro e investir tudo no crescimento.

    Não temos o mínimo interesse de ter um grande EBITDA de um negócio de algumas dezenas de milhões em faturamento. Vamos colocar tudo que temos para no longo prazo buscar um EBITDA menor em centenas de milhões de faturamento.

    Achou complexo? Pode até ser, mas é crucial você compreender todos estes KPIs sob sua getão se quiser construir um negócio de valor e próspero.

    Estes foram os 10 principais KPIs que todo CEO deve analisar na visão do nosso Fundador e CEO Dener Lippert.

  • Como fazer M&A sem Dinheiro? | V4Company⠀⠀⠀

    Como fazer M&A sem Dinheiro? | V4Company⠀⠀⠀

    Como fazer M&A sem Dinheiro? | V4Company

    A falta de dinheiro está impossibilitando o crescimento da sua empresa? Então, saiba como usar a criatividade e fazer M&A sem dinheiro.

    Em primeiro lugar, uma transação de M&A (fusões e aquisições) não é restrita somente a grandes empresas, é um caminho interessante ao empreendedor que quer crescer.

    Pequenas e médias empresas podem utilizar o M&A como forma de recurso para alavancar o seu negócio, iniciando uma ascensão no mercado e atraindo novidades que possam fazer a diferença no futuro.

    Há duas alternativas para o M&A: ou a transação ajuda o empreendedor a fazer melhor o que ele já faz, ou traz para a empresa um modelo de negócio que não fazia parte do seu ambiente até aquele momento.

    Muitas pessoas acreditam que é necessário desembolsar dinheiro para o M&A, entretanto, há outras formas de pagamento utilizando a criatividade. Como por exemplo, a possibilidade de ações ou compra parcelada, onde o pagamento pode ser feito com o próprio lucro que o empreendedor obter.

    O empreendedor precisa ser criativo e “pensar fora da caixa”, buscando uma alternativa que seja benéfica e se enquadre no perfil da empresa.

    Quer saber mais? Veja o vídeo onde nosso CEO Dener Lippert e Rodrigo Valverde explicam mais sobre o assunto: